15 agosto 2006


Quando tinha uns 8 ou 9 anos, a minha tia gostava muito de ir fazer compras na Makro. As minhas primas, com mais 4 e 8 anos do que eu, iam sempre com ela. E eu, que morava muito perto delas, às vezes passava a tarde lá em casa a brincar com a A. (a que tem mais 4 anos do que eu), tinha de ir para casa nessa altura. Isto porque, caso não saibam, só se pode entrar na Makro a partir dos 12 anos. Ou pelo menos, naquela altura era assim. Ou era o que me dizia a minha tia.

Não sei o que pensava ser a Makro, não fazia ideia do que queria dizer um "supermercado de revenda", mas também não me interessava muito. O fascínio era pelo o que a minha tia trazia de lá. Blocos, canetas, dossiers, pastas, lápis de cor, canetas de feltro, réguas, cartolinas.. tudo, tudo em quantidades industriais. Eu delirava, quando chegavam aqueles dias de fim de Agosto e as compras do mês da Makro eram dedicadas ao início do ano escolar das minhas primas. Perante o meu entusiasmo, a minha tia dava-me sempre uma coisa ou outra do stock delas e eu voltava para a casa toda contente e desejando ardentemente ter 12 anos, para poder pisar o chão daquele supermercado maravilha.

Este fascínio não deve ter durado muito tempo, porque agora tenho 23 e nunca pus os pés na dita Makro. Se calhar, a abertura do Jumbo em Setúbal (no ano de 1992) teve influência nisto. Assim como o nascimento do meu irmão, também nesse ano, que fazia com que já não fosse passar tantas tardes com as minhas primas. Ainda assim, guardo sempre esta memória. E, de cada vez que passo a portagem ali naquela zona, lembro-me o parva que fui por achar que aquilo me ia fazer muito mais feliz. Claro que também penso sempre que um dia tenho de lá ir.

Nunca quis ser mais velha para nada, a não ser para isto. Que ridículo. :)

Isto tudo porque agora.. dava tudo para me sentar no chão do quarto da A. e abrir com ela todas as embalagens trazidas pela tia e pelo tio. Sorríamos durante largos minutos ao abrir de cada saco. E depois, aqueles lanches de torradas com manteiga acompanhadas de chá quente, para deixarmos as coisas da escola e voltarmos ao Monopoly e ao Jogo da Oca. Isto quando o fim do Verão já trazia um fresquinho que sabia bem, isto quando no fim do Verão não havia centenas de hectares queimados, isto quando o começo do mês de Setembro era a minha altura do ano preferida, isto quando a vida parecia muito mais cor-de-rosa do que agora.

Engraçado. Todos queremos voltar para trás. O que haverá de tão mau no seguir em frente?

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que não ansiava pela entrada na Makro?Lembro-me que quando fiz 12 anos obriguei a minha mãe a levar-me lá e com um bónus muito especial...poder ir no banco da frente como se fosse uma adulta. Agora, olhando para trás percebo que a Makro não era nada de outro mundo e que, se calhar, ser adulta também não, muito pelo contrário...Bah!

M. disse...

É. Andamos todos a olhar para trás, quando devíamos olhar sempre em frente. Mas é apenas momentâneo e resultado dum medo tremendo de crescer. E perder a piada toda. E passar da validade :D

Mesmo assim, mesmo olhando para trás com nostalgia, eu começo a acreditar na minha madrinha, que dizia que ao chegar aos trinta estava também a chegar 'ao ponto' :)

Anónimo disse...

Nao quero saber, és aborrecidissima!

Anónimo disse...

História fixe...lá me deixaste nostálgico...Que saudades de jogar jogos de tabuleiro, de passar aqueles 3 meses de férias de verão sempre com o meu primo e o meu irmão em vários sitios.Já não jogo um jogo de tabuleiro há imenso tempo!!!É triste,os putos de hoje só querem con solas,acho que metade nunca deve ter jogado um bom monopolio.

"O que haverá de tão mau no seguir em frente? "

Não há nada de mau no seguir em frente.Eu acho é que como não sabemos o que poderá vir em frente olhamos sempre para trás para nos recordarmos dos momentos que nos marcaram por uma ou outra coisa. Mas como me disse a minha vizinha, o bom está em sabermos que ao menos passámos por isso :) * * *

Anónimo disse...

eu cá n quero crescer só pa n perder a piada LOL

mas ser adulta tb n tem nada do outro mundo, cm diz ali a gorda..

enfim..

*sighs*

Anónimo disse...

Medo... de gostar mais do que ficou atrás.