10 agosto 2006

prioridade


s. f.,
primazia de tempo, de ordem ou de categoria;
anterioridade, precedência;
primazia;

Prioridade afere sempre uma escolha, uma decisão, um passo a tomar - isto é o que dizem.

Desde pequena que a minha mãe me diz que tenho de definir as minhas prioridades e sempre achei que o fazia bem, segundo os moldes em que me tinha sido ensinado. Contudo, com o tempo, comecei a achar que - se calhar - as coisas não eram assim tão simples.

Sempre achei que as pessoas que entram na nossa vida, num determinado momento, têm de saber viver com o que já cá existia. Sendo que isto é recíproco, claro. Ou, pelo menos, devia sê-lo. Confesso que não sabia que isto não era ponto assente para toda a gente. Sério, não sabia mesmo. E quando, pela primeira vez, fui confrontada com isso, era ainda muito parva para entender exactamente o que se estava a passar.

Se calhar, sou eu que estou errada. Muito provavelmente sou eu que não estou a entender bem, mas perdoem-me se não consigo perceber como é que amigos deixam de falar com amigos por causa de outras pessoas que entraram depois nas suas vidas. Nem é bem deixar de falar, é deixar de querer saber. Lá está, é uma nova prioridade.
Se calhar, fui eu que sempre estive enganada. Em todas aquelas afirmações parvas que fazia, contrariando quem me amava, porque achava que ele tinha de perceber que não podia abdicar dos meus amigos e da minha vida before, só porque agora estávamos juntos. O erro foi de certeza meu, calculei mal as minhas prioridades.
Só pode ter sido isso, porque - olhando agora em volta - vejo a quantidade de gente que não se importou minimamente comigo ou como iria ficar a nossa amizade, depois de um "Agora, se calhar, tenho de ter outras prioridades. Percebes, não percebes?".

Se calhar, mas só se calhar, eu estava mesmo errada e os outros é que fizeram bem. Olha-os tão felizes agora.

Contudo, can't help but thinking, que se calhar, mas só se calhar, não quero ser assim tão amiga de gente assim tão (in)diferente.
Obrigada na mesma. :)

3 comentários:

M. disse...

:(

Anónimo disse...

lolol, epá começo a rir-me porque acredita que compreendo mesmo muitooooo isso que disseste. Desde as pessoas que de um momento para o outro deixam de dar sinal de vida porque...definem outras prioridades,esquecendo que muitas x nós deixá-mos de fazer algo porque sempre considerámos prioritários os amigos.Até áqueles que depois de nós tentarmos combinar n vezes algo, e sempre se cortarem porque tinham algo estupidamente melhor para fazer,e no fim não faziam nada ( ! ) e ainda têm a lata de depois mandar msg a perguntar se nos esquecemos ou perdemos o nº de telefone porque não tentamos combinar mais nada, claro está que eles/elas tb não...
Ou entao aqueles supostos amigos que se viram para nós e nos dizem -"ah e tal, só vou ao teu aniversário se puder levar o meu namorado (comecei há uma semana, mas é muito importante para mim.)Isto depois de não terem ido nos anos anteriores porque...queriam levar o namorado (q afinal não durou muito...). E podia continuar...

Mas também devo dizer que isso das prioridades não considero bem assim tão inelástico. Quando alguém entra na nossa vida por x consegue superar outras prioridades nossas devido à importância que lhe vamos dar em detrimento de outras coisas/pessoas, que afinal vemos que não deviam ter tanta prioridade. * * *

Anónimo disse...

Em 16 anos de vida... prioritizar é a coisa mais díficil que - bem ou mal - vou fazendo.