01 outubro 2006


Acho que a minha ideia de cinema tem vindo a mudar, nestes últimos 4 ou 5 anos.

Nunca fui daquelas miúdas aborrecidas que, ao irem com os amigos, passavam o tempo todo aos gritos, a mandarem piadas e bocas em voz alta, a atirarem pipocas e o raio que as parta. Confesso que nem sempre fui tão calma como agora, mas bom.. sendo que nunca fui dada a histerismos, no cinema não ia ser diferente.

Qual é o mal em conseguir sussurrar qualquer coisa ao ouvido? Em deixar as conversas mais sérias para os intervalos (nas malditas salas que ainda os têm) ou em dar beijos noutro sítio qualquer que não seja nos bancos do canto? Pagar €5 para dar beijos na boca do meu namorado, só se estivesse doida! LOL

E depois há uma regra, criada na minha cabeça. Há filmes que até combinam com pipocas, mesmo mesmo. Aqueles que são só palhaçada, que contam as mesmas histórias on and on again, que pagamos o bilhete só mesmo pela companhia. Sou adepta, a sério.
Contudo, há filmes que NÃO! Filmes em que se conta a história do sofrimento real das pessoas, filmes em que se mostra o horror que as câmaras não mostraram há cinco anos atrás, filmes que nos deixam a morrer por dentro - só por nos imaginarmos numa situação minimamente semelhante, sei lá.. filmes sérios? Pois, deve ser isso.
É mesmo uma regra minha, não tem de ser entendida por ninguém. Assim como só o meu amigo O. entendia o propósito de ver os créditos até ao fim, sentados no cinema, como se aquilo fosse o melhor sítio onde podíamos estar. Embora já outros tenham ficado comigo, sei que só ele o entendia e o fazia com o mesmo gosto. :)

Admito, criei regras parvas no que diz respeito ao cinema; mas a verdade é que, se não for assim, não me dá nem metade do prazer mexer o rabo para lá ir.. e prefiro mil vezes vê-los aqui.
Odeio salas cheias com o mítico Zé Povinho, num sábado à noite, para ver um filme que nem sabem se querem ver, mas que nas revistas e na TV dizia que sim, que era indispensável. E sim, estou a generalizar, mas depois de ontem.. como não fazê-lo?

Valeu pelo filme. Um pouco romanciado, com música que puxa à lágrimita.. mas com uma visão totalmente diferente de todas as outras que vi, em directo.

7 comentários:

M. disse...

Essas regras não são parvas, são só coisas de um miúda civilizada :D

E mesmo aqueles que podiam combinar com pipocas não combinam: não gosto de ser distraída por alguém que não consegue comer de boca fechada.

OK, eu sou psycho.

Sofia disse...

Lá está.. eu como de boca fechada, daí ainda conseguir assimilar tal ideia.

De boca aberta.. epah.. nem pipocas, nem mascar pastilhas, nem nada. E nem precisa de ser no cinema! LOL

Pronto.. também sou psycho? O_o

tixa disse...

de psycho nao têm nada ;) a mim o que me irrita é quem atende o tlm no cinema:

"TOU?? TOU?? oh pah olha k tou no cinema n oiço nd" - nem ele nem quem quer ver o filme! :S

Anónimo disse...

falar, rir, gritinhos parvos.. e comer d boca abertaaaaaa! naaaaao!

devia vir no livro das regras das amonas!!

humpf!

as velas ardem ate ao fim disse...

E sou muito esquisita no cinema.Odeio pipocas, gritinhos, risinhos, xaropadas americanas e coisas deste genero, ptt percebo te.Mas já agora o que que foste ver????

Nin disse...

Foi bom voltar ao cinema...apesar das pipocas, dos telemoveis, e dos risos histéricos nas cenas mais dramáticas. Bem...talvez nao tenha sido o regresso perfeito lol mas soube bem :)

Anónimo disse...

Oh, se concordo. E é engraçado porque cada vez mais. Vejo isso com as pipocas por exemplo, levo as minhas, sempre levei e agora é hábito. Mas de há uns tempos para cá comecei a incomodar-me com o barulho das dos outros e, depois, com o das minhas. Continuo a levar mas agora como-as tão devagar que às vezes até me surpreendo com a facilidade com que perco a concentração no filme e passo a concentrar-me no barulho, ou falta de barulho, das minhas pipocas. LOL

E quanto aos créditos, nem sempre os vejo, mas lembro-me sempre de ti quando começam e, às vezes, vejo-os até ao fim só para te dizer que os vi ou, como muitas outras coisas, como mais um hábito que apanhei de ti. :P